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Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

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Preparativos para cada Clube – Líder e Coordenação

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[1] PROVIDÊNCIAS DA COORDENAÇÃO

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[Coordenação 1.1] VERIFICAR, com o(a) Líder de Clube, os dias e horários disponíveis que este(a) terá para assumir esta atividade.

[Coordenação 1.2] Em consonância com os dias e horários verificados acima, e SENDO UM CLUBE PRESENCIAL, ARTICULAR com o MAUC, Shopping Benfica ou outro parceiro a viabilidade de concessão de espaço para a realização de um clube. Verificar, na oportunidade, a capacidade de pessoas no local.
Se for um clube on-line, não precisará desta articulação. 


[Coordenação 1.3] Com o período, horário e local ajustado anteriormente, PREPARAR A PÁGINA, NO SITE DO PROJETO, referente ao clube que está sendo criado. De início, a página vai ficar ‘solta’ dentro do site, e depois que o(a) Líder a revisar, então ela deverá ficar listada dentro da página www.clubedelibras.ufc.br/clubes.

MEDIDAS:
✅ Preparar a foto do(a) líder, dentro do Canva.com (na busca, procurar pela palavra ‘Round’ e escolher ‘Projetos’), e depois delogar-se do Canva.com
✅ Logar-se no site do projeto (neste link)
✅ Fazer o upload da foto preparada na parte MÍDIA
✅ Copiar a URL da foto que foi feito o upload e deixar no Bloco de Notas
✅ Acessar www.clubedelibras.ufc.br > Clubes ….. (menu da lateral esquerda) > escolher o clube cujo conteúdo será copiado
✅ Copiar o título da página cujo conteúdo será copiado e deixar no Bloco de Notas
✅ Na tarja preta superior, escolher ‘Editar página’
✅ Ir para a aba ‘Texto’ > CTRL + A > CTRL + C (para ‘copiar’ a formatação dos dados da página)
✅ Posicionar o cursor no menu lateral esquerdo, dentro da estrutura do site, e escolher a opção ‘Adicionar nova’ (para criar a página que conterá os dados do próximo clube)
✅ Ir para a aba ‘Texto’ > CTRL + V (para ‘colar’ a formatação dos dados que foram copiados)
✅ Copiar do Bloco de Notas o título e colar no campo Título da página que foi criada
✅ Copiar a URL da foto
✅ Na aba ‘Texto’, teclar CTRL + F e digitar ‘Líder’, a fim de localizar a parte da URL da foto do Líder e substituir pela URL que está na memória, bem como atualizar os demais dados do Líder. A BIO do Líder pode ser a mesma do último clube que ele liderou, ou a BIO do Lattes dele.
✅ Ajeitar a URL da parte ‘Link permanente’ para ser o código do clube agregado de ‘-plan’
✅ Alternando nas abas ‘Visual’ e ‘Texto’, atualizar os demais dados do clube
✅ Clicar, à direita, no menu lateral direito do site, no botão ‘Atualizar’

 

[Coordenação 1.4] Criação do banner que será a foto do Clube no WhatsApp (seguir o padrão estabelecido na conta do Projeto no Canva.com).


 

[Coordenação 1.5] Criação do grupo de WhatsApp do Clube, inclusão do(a) Líder e da Coordenadora/Vice-Coordenador do Projeto, incluindo como foto do Grupo o banner criado na etapa anterior.
 

[Coordenação 1.6] PREPARAR O FORMULÁRIO ON-LINE DAS INSCRIÇÕES do Clube seguindo a numeração e o padrão dos nomes dos clubes da página www.clubedelibras.ufc.br/clubes. No Canva.com é possível criar o banner decorativo inicial do formulário.

IMPORTANTE: copiar um modelo de formulário on-line de inscrição de um clube o mais recente possível, a fim de aproveitar os aprimoramentos implementados nas questões.

 

[Coordenação 1.7] Incluir o texto a seguir para registro da finalização da resposta do(a) candidato(a):

TEXTO QUANDO O(A) PARTICIPANTE FINALIZA O FORMULÁRIO ON-LINE DAS INSCRIÇÕES
Sua pré-inscrição foi registrada e você receberá um e-mail automático deste preenchimento!
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Aproveite para se incluir no Grupo de WhatsApp deste Clube > acesse o link…Próximo do início deste clube, haverá um segundo e-mail. PARA ESTA PRÓXIMA ETAPA, pelo menos o e-mail clubedelibras@ufc.br deve estar incluído nos CONTATOS do seu e-mail, a fim de evitar que a mensagem de confirmação de vaga vá para a caixa de SPAM.De toda forma, por precaução, cheque sua caixa de SPAM um dia antes do início do clube que você se inscreveu. MESMO QUE VOCÊ NÃO LOCALIZE ESTA SEGUNDA MENSAGEM, APAREÇA NO PRIMEIRO ENCONTRO, pois certamente sua inscrição deu certo e então você não vai perder o início do clube.Se você for menor de idade, providencie a autorização do seu(sua) tutor(a) conforme orientado dentro do formulário: https://clubedelibras.ufc.br/wp-content/uploads/2022/05/clibrasufc-autorizacao-participacaodemenor.docx. 😀

Ver AQUI o local do formulário on-line onde este texto deverá ficar.
 

[Coordenação 1.8] No formulário on-line preparado, ESTABELECER UM LIMITE de inscrições no plug-in FormLIMITER. Em virtude de alguns desistirem do clube, um número adequado seria 32 participantes.

 

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO DO FORMLIMITER
Foram preenchidas as vagas deste Clube e então este formulário de inscrição foi encerrado. MAS NÃO FIQUE TRISTE! Siga o Instagram www.instagram.com/ClubedeLibrasUFC, ou a página www.clubedelibras.ufc.br/clubes, para assim acompanhar as próximas oportunidades de aprendizado de Libras que deverão ser ofertadas!



[Coordenação 1.9] Em caso de clubes restritos, conferência dos nomes dos participantes com o(a) responsável da instituição parceira.

[Coordenação 1.10] Se houver a participação de surdos na abertura, deve-se SOLICITAR INTÉRPRETE DE LIBRAS, junto à DIVTILS/UFC Inlcui [vide link] para a abertura do Clube em questão.

[Coordenação 1.11] PREPARAR O BANNER DE DIVULGAÇÃO do Clube (Canva.com).

[Coordenação 1.12] Postar o banner no Instagram e no Facebook do Projeto (acessar as contas pelo computador e não pelo smartphone – login > F12 > F5) ou, se for um clube restrito, para os devidos destinatários.

TEXTO PARA O BANNER DO INSTAGRAM
Que tal aprender Libras, de graça, no período de 22.abril a 1.julho.2021?
Então, veja a postagem: www.clubedelibras.ufc.br/c2021-5
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Clube de Libras UFC
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#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: banner de fundo branco com desenhos de mãos fazendo sinais de Libras. Em destaque, há um rapaz trajando um paletó azul claro e, atrás dele, em uma figura oblonga na cor laranja contendo as informações supra, incluindo o logotipo do Projeto Clube de Libras UFC.
#UFC, #LibrasUFC, #PrexUFC, #ClubedeLibrasUFC

[Coordenação 1.13] Uma vez atingido o total das vagas ou o período das inscrições, encerra-se o formulário on-line e também desativa-se o plug-in FormLIMITER.

TEXTO DO AVISO DO ENCERRAMENTO DO FORMULÁRIO ON-LINE DAS INSCRIÇÕES
Foram preenchidas as vagas deste Clube e então este formulário de inscrição foi encerrado. MAS NÃO FIQUE TRISTE! Cheque frequentemente a página www.clubedelibras.ufc.br/clubes e também siga o Instagram www.instagram.com/ClubedeLibrasUFC, a fim de acompanhar as próximas oportunidades de aprendizado de Libras que deverão ser ofertadas!


[Coordenação 1.14] Quando o limite de inscrições for atingido, deve-se atualizar a parte final do título da página do Clube, que fica listada na página www.clubedelibras.ufc.br/clubes, de ‘inscrições abertas‘ para ‘inscrições encerradas‘.

[Coordenação 1.15] Download da planilha que foi gerada a partir das inscrições.

IMPORTANTE: sempre os dados referentes aos participantes devem ser manipulados no computador, e NUNCA na planilha original do diretório do Google Drive. É uma estratégia para se resguardar os dados.


[Coordenação 1.16] Em caso de clubes restritos, conferência dos nomes dos participantes com o(a) responsável da instituição parceira.

[Coordenação 1.17] Enviar, para o(a) Líder do Clube, o Form Agenda já com os campos 9) Chamada de Todos os Encontros e, se clube presencial, também a folha Chamada em 4 Encontros do Clube atualizados com os nomes dos participantes, já destacando os nomes de preferência que escolheram no ato da inscrição on-line.

[Coordenação 1.18] Criação, no Google Classroom do clubedelibras@ufc.br, da sala virtual para o Clube em questão, estabelecendo o(a) Líder como Professor(a).

[Coordenação 1.19] Coletar os e-mails dos participantes inscritos (planilha das inscrições), apagar os duplicados e incluí-los como ALUNOS na sala virtual do Clube no Google Classroom.


[Coordenação 1.20] PEGAR O E-MAIL DO(A) LÍDER + OS MESMOS E-MAILS ACIMA  [tópico 1.16] para criar o evento do clube em questão no GOOGLE AGENDA. Este evento servirá como aviso do início do clube.
Como o clube pode ser remoto ou on-line, deve-se escolher o texto adequado para cada caso neste link (deve-se estar logado na conta principal do Projeto). No texto deverão ser incluídos: a URL do convite para o grupo de WhatsApp e a URL do convite para o Classroom. 


[Coordenação 1.21] Envio da mensagem de boas-vindas no Grupo de WhatsApp criado (adaptar o texto abaixo para o nome do(a) Líder e o número do Clube – vide grifos em vermelho).

MENSAGEM
Olá! Parabéns a todos deste grupo por escolherem aprender Libras com o Projeto Clube de Libras UFC!
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Sou a Fulana/Ciclano, coordenadora/vice-coordenador desta ação extensionista que visa expandir o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais.
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Este projeto apresenta uma modalidade inovadora de aprendizado de Libras, a qual vocês vão conhecer.
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Por ora, reforçamos a leitura da página: www.clubedelibras.ufc.br/bem-vindos
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Aguardaremos vocês nesta próxima …!
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No mais, se houver alguma dúvida remanescente que não tenha sido bem explicada no link [www.clubedelibras.ufc.br/c2022-X], podem postar aqui ou enviar para o e-mail clubedelibras@ufc.br.
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Abraço forte em todos, e um excelente dia!


[Coordenação 1.22] Um dia antes de o clube iniciar seus encontros, a Coordenação deverá deixar preparado:

MEDIDAS:
✅ Form Agenda
✅ Chamada dos 4 primeiros encontros
✅ Syllabus para entrega aos participantes
✅ Roteiro do Encontro 1 [E1]
✅ Confirmação da Secretaria de Acessibilidade da UFC se haverá intérpretes, caso necessário
✅ Criação do Evento “Clube de Libras UFC C20…-… – ………………..”  na AGENDA do clubedelibras@ufc.br incluindo todos os e-mails dos participantes + e-mail do Líder conforme o procedimento [Coordenação 1.20] acima. Atentar que, se o clube for presencial, NÃO DEVE TER LINK DO MEET.


[Coordenação 1.23] Desprogramar o FORM LIMITER dos formulários on-line que foram encerrados:




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[2] PROVIDÊNCIAS DO(A) LÍDER DO CLUBE

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[Líder 2.1] Apresentar-se no Grupo de WhatsApp que foi criado. É interessante agregar uma foto pessoal com um breve histórico de seu contato com a Libras.

[Líder 2.2] Procurar a mensagem de convite no Gmail pessoal para poder ser incluído(a) como ‘Professor’ do Clube nesta Plataforma.

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[Líder 2.3] Programar, no Google Classroom, as três atividades referentes ao Processamento de Grupo do Clube em questão.

EXEMPLO DE TÍTULO: [Encontro 4] 24mar22 – Processamento de Grupo (referente aos quatro últimos encontros | Encontro 8, referente aos encontros 5 a 8 | Encontro 11, referente aos encontros 9 a 11)

EXEMPLO DE INSTRUÇÕES:  Mencione o que você achou dos Encontros E1, E2, E3 e E4 utilizando as categorias: QUE BOM, QUE PENA e QUE TAL.

OBS.: Se o(a) Líder quiser poupar trabalho, já pode programar as atividades de Processamento de Grupo dos encontros seguintes.

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[Líder 2.4] Estudo das respostas dadas na planilha que foi gerada a partir das inscrições, a fim de conhecer melhor os Participantes e suas expectativas em relação ao aprendizado no Clube.

[Líder 2.5] Postar o banner “Lembretes para os Participantes” no Grupo de WhatsApp do Clube.

[Líder 2.6] Preparar, no Canva.com, o banner de abertura do Clube no grupo de WhatsApp e também os slides do primeiro encontro [vide neste link].

 

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NO DIA DO MEET
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[Líder 2.6] Entrar na sala virtual, pelo menos, 20 minutos antes da hora marcada para o encontro. A conta a ser utilizada deverá ser o clubedelibras@ufc.br e a partir do computador. Se o computador pessoal estiver inviável, então falar com a Coordenação para que esta abra a sala pelo e-mail do Projeto, e o Líder entrará pelo próprio e-mail. 

► Se o Clube for presencial, então é importante que o(a) Líder chegue, na sala física, 20 minutos antes do horário.

► Para o primeiro encontro, sendo um clube virtual, abrir em outra guia do navegador, algum vídeo de música clássica como este, e voltando para a tela da sala virtual, clicar em APRESENTAR AGORA, e depois escolhe UMA GUIA, aí clica na guia onde está o vídeo do Youtube (atentando no item COMPARTILHAR ÁUDIO) e depois é só dar o “play” na música.

 

[Líder 2.7] No caso dos clubes remotos, iniciar a gravação do encontro*
* Preferivelmente, gravar a tela do computador, pois assim é possível ver melhor a manifestação do(a) líder e dos participantes. Pressionam-se as teclas “Alt”+ “Windows” + “R” e fica pressionando até aparecer um retângulo à direita. Depois, é só encerrar a gravação e procurar, no diretório ‘Capturas’, dentro do diretório ‘Vídeos’, o vídeo gravado. Outras opções de gravação estão neste link.


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[Líder 2.8] Fazer a capa, no Canva.com, do vídeo gravado do referente ao encontro, conforme este modelo ao lado.

 

[Líder 2.9] Acessar a conta clibrasufc.canal para poder fazer o upload do vídeo, conforme este tutorial.

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Exemplos de Título e Descrição do vídeo:

Clube 2022-1 – Básico de Libras Hospitais HGWA [E2 – 31mar2022]

Projeto de Extensão: Clube de Libras UFC
Sinais da Língua Brasileira de Sinais
Conteúdo:
• Alfabeto Manual
• Números
• Cumprimentos
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Líder (Voluntário): Nidas Moisés

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Deve-se, então, incluir, no tópico MINIATURA, a capa feita no Canva.com.
Depois, deve-se escolher a opção ‘Não listado’ para o vídeo.
Finalmente, ao término do processamento do vídeo, copiar o link do vídeo não listado.

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[Líder 2.10] Depois que o Meet foi encerrado, ou o encontro presencial (se for o caso), buscar, QUANDO FOR O CASO, o link da atividade de PROCESSAMENTO DE GRUPO referente ao conjunto de encontros (se for um dos 3 encontros planejados para tal), no Google Classroom, e compartilhar o link no Grupo de Whats App do Clube, pedindo para os participantes utilizarem os critérios QUE BOM – QUE PENA – QUE TAL.
Também pode ser colocado, na mesma mensagem, o link do encontro gravado e a Atividade Recomendada. Vide exemplo ao lado.
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[Líder 2.11] Abrir o Form AGENDA para completar a Chamada conforme os nomes que os participantes colocaram no Chat, fazer a atualização do que aconteceu no encontro e planejar o encontro seguinte.

 

 

►Rotina de Atualização do Formulário Agenda

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Estes são procedimentos FUNDAMENTAIS para o acompanhamento do Clube.
ATUALIZAÇÃO: semanal, ou mais vezes, conforme for preciso.
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CATALOGAÇÃO: cada vez que este documento for atualizado, deverão agregar ao final do nome do arquivo a data em que foram incluídas mais informações (planejamento de vídeos, chamada semanal etc.), ficando assim: clibrasufc-form-agenda-c2022-3-update22jun2022
Esta parte em negrito ficará sendo alterada em conformidade com o dia em que se salvou o arquivo.
Obs.: Se houver 2 alterações em um mesmo dia, pode utilizar o final p2, p3, p4… conforme a necessidade – ex.: clibrasufc-form-agenda-c2022-3-update22jun2022-p2
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PROCEDIMENTO: Após a atualização e catalogação do arquivo, o mesmo deve ser enviado, de preferência a cada 5 encontros, para o e-mail clubedelibras@ufc.br – o ASSUNTO do e-mail deve seguir o padrão: Form Agenda C2022-3 Update 22jun2022.

 

► Após o encerramento das atividades do Clube

[Líder 2.12] Atualização final do Form Agenda do Clube.
[Líder 2.13] Participação de uma reunião com a Coordenação do Projeto para comentar as experiências e aprendizados do clube conduzido.
[Líder 2.14] O(A) Líder bolsista deverá procurar algum periódico no qual possa publicar um artigo sobre sua experiência no Projeto Clube de Libras UFC, escolhendo um(a) dos docentes ou doutores do Projeto para ser co-autor(a)+orientador(a) do texto, e os voluntários são estimulados a fazerem o mesmo.
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► Atividades referentes aos Vídeos Instrutivos
[Líder 2.16] Quando houver necessidade de criação de conteúdos no canal do Youtube
• Pesquisa e gravação dos conteúdos.
• Tirar uma foto fazendo um dos sinais do vídeo atentando para a iluminação da mesma.
• Fazer o upload da foto tirada para a conta do Projeto no Canva.com, a fim de preparar a “Miniatura” do vídeo, seguindo o padrão de cores para a temática tratada no vídeo
Upload dos vídeo no canal do Projeto seguindo as diretrizes abaixo.

Deve ser incluído o código e o título do vídeo no tópico TÍTULO:
V.10.BL.9 – Alimentos e Animais em Libras
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Tópico DESCRIÇÃO:

Projeto de Extensão: Clube de Libras UFC
Sinais da Língua Brasileira de Sinais – Alimentos e Animais

Voluntária: Janyelle Varela
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No tópico MINIATURA, incluir a figura que já deve estar preparada para ser a “capa” do vídeo
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No tópico TAGS, incluir as expressões-padrão do Projeto além daquelas que vão identificar o vídeo
#ClubedeLibrasUFC, #UFC, #ExtensãoUFC, #LibrasUFC, #AlimentosemLibras, #AnimaisemLibras,

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• O código é formado pela letra “V” + número seguinte ao último vídeo + letras referentes ao tema do vídeo + número seguinte ao último vídeo dentro do mesmo tema
• Se houver ainda dúvidas quanto aos sinais utilizados, publicar o vídeo inicialmente na condição de LISTADO, a fim de que, após a revisão de algum(a) dos docentes do Projeto, ele seja alternado para PÚBLICO
• Solicitar a revisão do vídeo para algum(a) dos docentes de Libras do Projeto
• Preparar, no Canva.com, o banner referente ao novo vídeo postado
• Postar, no Instagram do Projeto, o banner referente ao novo vídeo postado sempre incluindo a parte “#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição:”, conforme as descrições dos dois banners mostrados neste post.
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IMPORTANTE: não utilizar o smartphone pessoal no acesso ao perfil do Projeto no Instagram, mas sim o computador, utilizando as teclas F12 e F5 após se logar.
• Inclusão dos dados referentes ao vídeo postado na AGENDA DO CLUBE.

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