Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

Perguntas mais frequentes

Logotipo do Projeto de Extensão Clube de Libras UFC

Logotipo do Projeto de Extensão Clube de Libras UFC

A seguir, são apresentadas as perguntas mais frequentes sobre o projeto Clube de Libras UFC. Para uma visualização mais produtiva, recomenda-se que a leitura desta página seja feita a partir de um computador, e não de um celular.
.

O que é o projeto Clube de Libras UFC?
O Projeto Clube de Libras UFC é uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde sua criação, em 2020, seu propósito é criar grupos (clubes) de estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma presencial ou remota, a fim de contribuir para a difusão desta língua e diminuir as barreiras comunicacionais que a Comunidade Surda enfrenta na sociedade.

.
Quais tipos de instituições poderiam abrigar um Clube de Libras UFC?
Qualquer instituição que se disponha a seguir os seguintes critérios:

  • Inexistência de cobrança de taxas para os participantes (alunos) do clube (embora, se desejar, a instituição pode oferecer ao Líder que se responsabilizará pelo clube alguma ajuda de custo);
  • Os interessados em liderar um clube de Libras devem ter um nível de conhecimento da Libras atestado por um integrante do projeto com formação em Letras Libras, por meio de uma entrevista de cerca de 20 min., além de outras habilidades interpessoais – vide mais neste link;
  • Os líderes dos clubes deverão adotar a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, cujo uso é bem simples e intuitivo tendo contribuído para o aprendizado efetivo de muitos participantes anteriores – vide neste link.

Já ocorreram clubes de Libras dentro da Universidade Federal do Ceará, de shopping, de escolas primárias e de igrejas (vide as fotos do Álbum 1 e Álbum 2 do projeto). A intenção desta ação extensionista é difundir a Libras, pois quanto mais pessoas forem capacitadas a conhecer esta língua e também entender melhor as características principais da Comunidade Surda, automaticamente a Comunidade Surda terá suas oportunidades de desenvolvimento ampliadas, o que impactará positivamente toda a sociedade.
.

Qual é o suporte que a coordenação do projeto Clube de Libras UFC oferece?

  • Assessoria pedagógica realizada pelo vice-coordenador e orientadores do projeto – vide Equipe neste link;
  • Facilitação para o planejamento dos encontros (aulas) por meio do instrumento Form Agenda (neste link) e de slides já preparados para alguns encontros (neste link).

.
É obrigatório que a instituição assine algum termo de convênio com a UFC para a realização de um clube de Libras em suas instalações?
Não. Em um primeiro momento, é possível a realização de clubes em qualquer instituição, mas, posteriormente, é desejável que se estabeleça um vínculo formal que dê mais lastro institucional às ações.
.

Quais são as vantagens, para alguém se dispor a ser Líder de um clube dentro do projeto Clube de Libras UFC?

  • Experimentar a dinâmica de um projeto de extensão;
  • Adquirir aprendizados do mundo do trabalho, tanto na perspectiva da responsabilidade pelas missões assumidas, como também no relacionamento com a Coordenação e colegas do Projeto e dos públicos atendidos pelo mesmo (participantes dos clubes);
  • Registrar o voluntariado em seu próprio Currículo Lattes do CNPq;
  • Se discente da UFC, será isento(a) de algumas taxas em função do voluntariado;
  • Conforme o Plano Pedagógicos de Curso (PPC) de cada curso de graduação, da UFC e de outras instituições de ensino de nível superior, é possível aproveitar as horas dedicadas a este Projeto como atividades complementares, visando, inclusive, a curricularização da Extensão;
  • Ter o reconhecimento do vínculo ao Projeto por meio de uma declaração de integrante; e
  • Conhecer a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, a qual alia autodesenvolvimento com respeito ao próximo e com mentalidade de aprendizado em grupo.

.

Imagem: fotos do Clube de Libras UFC, com destaque para as ações da Janyelle Varela (bolsista do projeto 2022 e 2023), Geisiele Cavalcante (voluntária), Pedro Araújo (voluntário), Milena Costa (voluntária) e Elton Almeida (vice-coordenador do projeto) liderando o Clube de Libras UFC C2023-1.

.
E quais seriam as vantagens para um(a) Participante, ou seja, um aprendiz da Libras que deseje ingressar na experiência de participar de um clube de Libras neste Projeto?

  • Aprender/aperfeiçoar-se no conhecimento da bela Língua Brasileira de Sinais;
  • Conhecer as principais características da Comunidade Surda e sua cultura, aprendendo a respeitar e valorizar esta comunidade;
  • Se o(a) participante for discente da GRADUAÇÃO de alguma instituição de nível superior, conforme o Plano Pedagógicos de Curso (PPC) de seu curso, é possível aproveitar as horas dedicadas a este Projeto como atividades complementares;
  • Obter uma DECLARAÇÃO COMPROBATÓRIA, assinada pelo(a) Líder do clube, da carga horária do clube em que participou, caso tenha tido o mínimo de 75% de assiduidade;

  • Fazer novos amigos que também têm um coração voltado à inclusão da Comunidade Surda; dentre outras.

.

Quais seriam, então, os primeiros passos para eu conseguir criar um clube de Libras UFC na minha instituição?
1) Apresentar esta ideia ao(à) gestor(a) principal da sua instituição
2) O(A) gestor(a) principal conversa com os diretores e outros líderes de sua instituição, para uma avaliação mais aprofundada sobre esta possibilidade
3) O(A) gestor principal ou aquele(a) que se dispõe a ser um(a) Líder de clube entre em contato com a coordenadora Karen Clark [clubedelibras@ufc.br] para elucidação de eventuais dúvidas e tratativas para os próximos passos.

.
Como foi o início da história deste projeto?
A partir de um treinamento em Libras (https://clubedelibras.ufc.br/pt/projeto/historia/) realizado pela coordenadora do projeto, Karen, o qual foi promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC, aquela passou a entender melhor as barreiras de comunicação que a Comunidade Surda enfrenta. O professor do treinamento era surdo, e deu aulas excelentes para ouvintes. A competência dele e os relatos sobre as dificuldades que a Comunidade Surda enfrenta nas suas interações na sociedade a impressionaram. Como ela trabalhava desde 2004 na Pró-Reitoria de Extensão, achouque seria viável articular docentes, técnicos e discentes para criarmos o Clube de Libras UFC. Depois, foi criado o GeoSurdosCE e o CENOPS UFC, projetos também voltados à Comunidade Surda.

.

Quem são os atendidos no projeto?
Docentes, técnicos e discentes da UFC, sociedade em geral, pais de alunos surdos do Instituto Filippo Smaldone, e também interessados em Libras das cidades de Raposa/MA, Casa Nova/BA e Pinhais/PR. Quando aparecem demandas de clubes, a coordenação do projeto procura articulá-los de forma viável para cada caso.

.
Como tem sido o crescimento do projeto?

.

Quais os objetivos gerais do projeto? Tem algum objetivo específico?
Difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e também apresentar as principais características da Comunidade Surda, a fim de ampliar a cidadania desta comunidade, diminuindo as barreiras comunicacionais que enfrentam, e possibilitando um maior desenvolvimento de seus múltiplos potenciais.

.
Quais as metodologias empregadas?
PARA A PUBLICIDADE DAS NOSSAS AÇÕES: o site www.clubedelibras.ufc.br, e os perfis @clubedelibrasufc do Instagram, Facebook, Youtube e Flickr.

NOS ENCONTROS DOS CLUBES: a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa – www.clubedelibras.ufc.br/ap-cooperativa
.

Tem processo de inscrição?
Sim. Quando há clubes abertos à toda comunidade com inscrições abertas, divulgamos nos nossos canais (www.clubedelibras.ufc.br e mídias sociais) o link de inscrição, via formulário on-line. Alguns clubes são restritos, em virtude das temáticas específicas que trabalham, então a divulgação se processa via e-mail ao público em foco. Ex.: clubes voltados aos técnicos da UFC.

.
Tem algum tipo de financiamento?
A UFC paga os dois bolsistas – PREX (Janyelle) e PRAE (Gabriel) – além de pagar os salários referentes às horas do voluntariado da docente Marina Figueiredo e dos técnicos envolvidos no projeto.
.

Por fim, qual a importância de um projeto como o Clube de Libras UFC?
Em virtude de sua metodologia simplificada e engajadora, o clube de Libras é uma estratégia de difusão da Libras, e também a respeito da Comunidade Surda, que tem sensibilizado seus participantes ouvintes a entender melhor esta comunidade, e também propiciado um conhecimento básico da língua para interações válidas com os surdos. O Clube de Libras UFC é o projeto campeão de elogios na Ouvidoria da UFC, o que mostra um reconhecimento da sociedade ao trabalho que realizamos.

.
► VEJA MAIS DETALHES NA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NESTE LINK.

Acessar Ir para o topo