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Projeto de Extensão: Georreferenciamento dos Surdos do Ceará

A Comunidade Surda do Ceará tem poucas opções de lugares que possam atendê-la a contento, no que se refere a uma comunicação efetiva na Língua Brasileira de Sinais (Libras). É, então, interessante que se conheça o número de surdos residentes em cada bairro, tanto de Fortaleza como no Ceará como um todo, pois assim será possível sensibilizar os trabalhadores/proprietários de estabelecimentos comerciais e de unidades de pronto atendimento médico a aprenderem a Libras. Podem se sentir mais animados a uma iniciativa assim se conhecerem os integrantes da Comunidade Surda que venham a atender. Também poderão ser estimulados por meio de um marketing mais sensibilizador, quando puderem espalhar no entorno que fornecem um serviço especial à Comunidade Surda, com trabalhadores treinados para melhor servir os surdos.

Esta é a proposta deste Projeto de Extensão: Georreferenciamento dos Surdos do Ceará [@geosurdosce]

Código atual: 2022.PJ.1032/2023     |    Código anterior: 2022.PJ.0632 
E-mail: geosurdosce@ufc.br

Equipe:

Profª Marina Figueiredo de Souza, Coordenadora [Lattes]
Profª Débora de Vasconcelos Souza Conrado, Vice-Coordenadora [Lattes]

Fábio Luiz Benício Maia Nogueira, Consultor [Lattes]
Hermany Rosa Vieira
, Consultor [Lattes]
Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho
, Consultor [Lattes]

Elton John de Almeida Silva, Orientador [Lattes]
Karen Rachel Santos Clark, Orientadora [Lattes | @karen.libras]

Lyvia Germano Alves, Bolsista
Rosângela Morais Martins de Lima, Bolsista [Lattes]

Gabriel Bezerra da Silva Matos, Voluntário
Geisielle Cavalcante de Sousa, Voluntária [Lattes | @geisielecavalcante]
Janyelle de Souza Varela, Voluntária [Lattes]

 

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Dados do Projeto de Extensão
Título: Georreferenciamento dos Surdos do Ceará
Abrangência: Regional
Público Alvo: Trabalhadores de estabelecimentos de atendimento ao público (postos de saúde, supermercados, farmácias etc.) que precisam aprender Libras a fim de atenderem a Comunidade Surda
Palavras Chave: Acessibilidade; Surdos; Comunidade Surda
Site da Ação: www.clubedelibras.ufc.br/geosurdosce
Unidade Proponente: Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira (CGCCE) – 11.00.01.20.13
Unidades Envolvidas: PREX e PROINTER
Área Temática Principal: Educação
Área Temática Secundária: Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão: Direitos individuais e coletivos
Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Fonte de Financiamento: Contrapartida da UFC
Possui Bolsa Mantida com Recursos Externos nos Termos do Edital? NÃO
Nº Bolsas Solicitadas: 1
Nº Discentes Envolvidos: 3
Locais de Realização
Município de Realização Espaço de Realização Tipo
FORTALEZA Bairros de Fortaleza, Região Metropolitana e do interior Principal
Detalhes da Ação
Apresentação:

A Comunidade Surda do Ceará tem poucas opções de lugares que possam atende-la a contento, no que se refere a uma comunicação efetiva na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É, então, interessante que se conheça o número de surdos residentes em cada bairro, tanto de Fortaleza como no Ceará como um todo, pois assim será possível sensibilizar os trabalhadores/proprietários de estabelecimentos comerciais e de unidades de pronto atendimento médico a aprenderem a Libras. Podem se sentir mais animados a uma iniciativa assim se conhecerem os integrantes da Comunidade Surda que venham a atender. Também poderão ser estimulados por meio de um marketing mais sensibilizador, quando puderem espalhar no entorno que fornecem um serviço especial à Comunidade Surda, com trabalhadores treinados para melhor servir os surdos.

Esta é uma ideia inovadora. Envolvendo a Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira  e a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, dos quais ambos setores estão lotadas a Coordenadora do presente projeto e uma consultora, o propósito do projeto é triplo: (1) conhecer o total de surdos que habitam em determinado bairro de Fortaleza e do Ceará; (2) fazer um trabalho de sensibilização, presencial ou virtualmente (via e-mail/Whats App), dos locais que atenderiam estes surdos sobre a importância do aprendizado da Libras; e (3) oferecer a possibilidade de participação em um clube de aprendizado de Libras, que seria oferecido pelo Projeto Clube de Libras UFC, seguindo a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa e utilizando-se também dos vídeos do canal do Projeto CLibrasUFC no Youtube.

Ambos setores, Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira  e a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, têm um compromisso com a inclusão de modo geral e, especificamente, com a difusão do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. Tanto na perspectiva acadêmica como social, a ideia deste Projeto se mostra extremamente relevante, já que é um esforço educativo inclusivo que trará benefícios para os surdos e também para os ouvintes, na expansão de seu conhecimento de mundo. Espera-se que, pelo menos, 360 trabalhadores sejam alcançados com a sensibilização sobre a Libras e a Comunidade Surda.

Justificativa:

A “Lei de Libras”, a Lei nº 10.436/2002, ressalta que o poder público em geral deve “apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”. A UFC tem esta preocupação, pois é uma instituição plenamente sintonizada com a difusão da Libras, especialmente considerando a direção institucional apontada pelo Mapa Estratégico da UFC (UFC, 2020), referente ao princípio norteador ‘Inclusão’, o que foi mais detalhado no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI).

Também convém lembrar que a sensibilização quanto à importância da Comunidade Surda é, em si, uma ação promotora dos direitos humanos (Plano Plurianual 2020-2023 da União/Brasil, 2019). Se mais integrantes da sociedade aprendem a Libras, a sociedade em geral seria mais inclusiva e dinâmica.

A estimativa do último censo do IBGE, referente a 2010, apontaram, na época, que havia cerca de 520 mil pessoas portadoras de deficiência auditiva (PORTAL G1 CEARÁ, 2012) no Ceará. É provável que uma parte desse quantitativo continue morando neste Estado e, desta forma, seria interessante levantar estes dados para que cada bairro do Ceará tenha mais estabelecimentos e postos de saúde que tenham trabalhadores mais sensibilizados quanto ao público surdo que potencialmente atenderão.

Objetivo Geral:
Mapear os surdos por bairros do Ceará a fim de apresentar estes números a estabelecimentos de atendimento ao público, visando que trabalhadores destes locais sejam orientados a atenderem melhor a Comunidade Surda por meio, dentre outras estratégias, do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com a possibilidade de ingresso em um clube de aprendizado da Libras (Projeto Clube de Libras UFC), de acordo com a oferta deste Projeto.
Metodologia:

Devido à natureza eminentemente prática do presente projeto, o qual deseja ampliar a inclusão da Comunidade Surda na sociedade, optou-se por uma linha metodológica que buscasse ações concretas e, assim, considerou-se a Pesquisa-Ação a melhor alternativa, em relação aos procedimentos metodológicos. Conforme postula Thiollent (1986), reforçado nas pesquisas de Corrêa, Campos e Almagro (2018), a pesquisa-ação busca analisar a situação investigada de forma a propor soluções que tragam mudanças positivas, melhorando a realidade educacional e/ou social. Tendo em vista que há um aspecto quantitativo na pesquisa, no que tange aos totais de surdos por bairros, este aspecto circunscreve um resultado verificável (REY, 2005) que seja posteriormente utilizado como um dado de sensibilização sobre a Comunidade Surda. Porém, a vertente qualitativa é prevalente nesta ação extensionista, pois o mais importante não é o dado em si de surdos, mas o quanto que esta informação poderá impactar os estabelecimentos comerciais e não comerciais no que se refere a um melhor atendimento à comunidade surda. E esta informação poderá ser demonstrada por meios gráficos, de forma on-line e com utilização de outras estratégias – materiais audio-visuais, conforme indicado por Creswell (2010) – que qualifiquem o apelo que se visa fazer para uma maior inclusão da Comunidade Surda.

As etapas, então, seriam as seguintes:

1) Planejamento das ações;

2) Articulação com os órgãos públicos (Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Ceará; IBGE etc.) para o mapeamento dos surdos;

3) Orientação ao bolsista do Projeto (caso esta ação seja contemplada com uma bolsa extensionista) quanto às atividades que serão realizadas nos bairros e de forma virtual, quando forem localidades fora de Fortaleza;

4) Realização de visitas nos bairros para a sensibilização quanto à importância da Comunidade Surda e do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais;

5)Análise da situação antes e após a intervenção das visitas, para verificação do nível de adesão a algum clube de Libras para aprendizado da língua de sinais.

Relação da Extensão com Ensino e Pesquisa:
Esta ação extensionista consegue abranger tanto o ensino como a pesquisa científica. Na questão do ensino, cada estabelecimento visitado terá orientações sobre como lidar com a Comunidade Surda e, eventualmente, como os trabalhadores poderão ingressar em um clube de aprendizado da Libras. Em relação à pesquisa, as intervenções serão documentadas, e assim a equipe do Projeto poderá analisar os aprimoramentos realizados nas comunidades, sempre com atenção de se aperfeiçoar as atividades executadas.
Indicadores de Resultados:
Relatos dos trabalhadores dos estabelecimentos visitados sobre suas interações com a Comunidade Surda. O que melhorou depois da visita do bolsista do Projeto.
Resumo:
Por entender com clareza os desafios por que passam os surdos na sociedade cearense, a coordenadora do presente projeto, que é surda desde o nascimento, percebeu a necessidade de uma ação extensionista que atuasse, de modo direto, junto a estabelecimentos comerciais e não comerciais do Ceará. Almeja-se realizar um mapeamento dos surdos dos bairros do Ceará e apresentar estes quantitativos, de modo local, para os trabalhadores que atuam na iniciativa pública e privada destes bairros, o que poderá ocasionar um maior interesse em que aprendam a Língua Brasileira de Sinais e conhecer melhor as características da Comunidade Surda. Ambos os públicos seriam beneficiados: os ouvintes, por poderem interagir melhor com os surdos, e a Comunidade Surda, por ter seus direitos ampliados com atendimentos mais qualificados para suas necessidades. No fim, toda a sociedade ganhará com esta aproximação entre ouvintes e surdos. A metodologia escolhida para a realização desta ação extensionista é a Pesquisa-Ação, pois busca analisar a situação investigada de forma a propor soluções que tragam mudanças positivas, melhorando a realidade educacional e/ou social das comunidades alcançadas. O principal resultado esperado são relatos positivos dos trabalhadores dos estabelecimentos visitados sobre suas interações com a Comunidade Surda – o que eles avaliarão como melhoria após a intervenção do Projeto.
Referências:

BRASIL. Lei nº 13.971, de 27 de dezembro de 2019. Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2020 a 2023. Inciso VIII, Art. 3º. Disponível em: <https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/plano-plurianual-ppa/arquivos/Lein13.971de27dedezembrode2019.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2021.

CORRÊA, Giovana C. G.; CAMPOS, Isabel C. P. de, ALMAGRO, Ricardo C. Pesquisa-Ação: uma abordagem prática de pesquisa qualitativa. Ensaios Pedagógicos, capa, v. 2, n. 1, 2018. Disponível em: <http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/60>. Acesso em: 01 dez. 2021.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo e quantitativo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PORTAL G1 CEARÁ. Cearense é o primeiro surdo do país a ter mestrado em administração. Julho de 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/07/cearense-e-o-primeiro-surdo-do-pais-ter-mestrado-em-administracao.html>. Acesso em: 17 dez. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Cartilha do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC – 2018-2022. Publicado em 25 de abril de 2018. Pág. 10. Disponível em: <http://www.ufc.br/a-universidade/documentos-oficiais/313-plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi>. Acesso em: 28 abr. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 1.ª Reunião do Comitê de Governança de 2020. Publicado em 13 de março de 2020. Disponível em: <https://secretariadegovernanca.ufc.br/pt/1-a-reuniao-do-comite-de-governanca-de-2020/>. Acesso em: 29 abr. 2021.

REY, Fernando G. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986

Vagas Para Voluntários
Quantidade de vagas Para Voluntários: 3

 

Parcerias Externas
Instituição Tipo de Instituição Formas de Inserção
Associação dos Surdos do Ceará O.N.G. Gera Demanda; Participa na Definição de Ações.
Ações Vinculadas ao PROJETO

Código – Título Vínculo Tipo

2020.PJ.0636/2022 – Projeto Clube de Libras UFC

Ações das quais o PROJETO faz parte

Código – Título Vínculo Tipo

2020.PJ.0636/2022 – Projeto Clube de Libras UFC

 

 

Lista de Solicitações de Bolsas

Edital Vagas Solicitadas Data da Solicitação Situação
2022 – Edital 10/2021 – PREX 1 10/12/2021 10:04:22 Cadastrada
Lista de envolvidos na autorização da proposta

Autorização Tipo Autorização Data Análise Autorizado Justificativa
1) COORDENAÇÃO GERAL DAS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRAS (11.00.01.20.13) Ad referendum 08/12/2021 16:55:02 SIM A Ação de Extensão Georreferenciamento dos Surdos no Ceará, coordenado pela Professora Marina Figueiredo de Souza, lotada na Coordenação Geral das Casas de Cutura Estrangeira, envolve outros setores e departamento da Universidade Federal do Ceará, como o Delles e a ASTEC proprõem  realizar um mapeamento dos surdos dos bairros do Ceará e proporcionará para os trabalhadores que atuam na iniciativa pública e privada dos diversos bairros de nosa cidade, o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras como uma ferramenta de comunicação com a  Comunidade Surda, ampliando seus direitos e proporcionando atendimentos mais qualificados para suas necessidades. É um projeto ímpar para toda a nossa sociedade e uma atitude de trabalho conjunto, que resultará em um benefício para todos os setores da sociedade. É a  Universidade cumprindo seu papel de projetos viáveis e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade cearense. Parabéns Professora Marina e todos envolvidos no Projeto.
2) CENTRO DE HUMANIDADES (11.00.01.20) REUNIÃO ORDINÁRIA 15/12/2021 16:48:52 SIM A ação foi aprovada na 596ª reunião do conselho do CH
Destaca-se a inovação e a relevância da ação para a comunidade surda do estado.
3) COORDENADORIA DE EXTENSÃO DO CAMPUS DO BENFICA (11.00.01.10.17) NÃO
Lista de pareceres emitidos para a proposta

Parecerista Data de Emissão do Parecer Parecer Justificativa
JADER MARTINS RODRIGUES JUNIOR 08/12/2021 14:03:58 Aprovado A presente e inovadora proposta de Ação de Extensão, que se configura o triplo propósito de “conhecer o total de surdos que habitam em determinado bairro de Fortaleza e do Ceará”, “fazer um trabalho de sensibilização, presencial ou virtualmente (via e-mail/Whats App), dos locais que atenderiam estes surdos sobre a importância do aprendizado da Libras” e “oferecer a possibilidade de participação em um clube de aprendizado de Libras”, significa uma relevante contribuição à inclusão da comunidade surda em contextos de fazeres sociais além de estar alinhada com os fundamentos da Lei nº 10.436/2002. O mapeamento proposto como objetivo da presente Ação propiciará a compreensão das demandas da comunidade surda bem como a criação de abordagens e estratégias para o devido atendimento a essas demandas na sociedade. Portanto, pela natureza inclusiva, pela relevância social e normativa que caracterizam o presente projeto, somos favoráveis à aprovação e à execução da Ação de Extensão coordenada pela Professora Marina Figueiredo de Souza.
SIMONE LOPES DE ALMEIDA NUNES 07/12/2021 15:12:13 Aprovado O presente projeto Georreferenciamento dos Surdos do Ceará, coordenado pela Professora MARINA FIGUEIREDO DE SOUZA, apresenta-se como um necessário acolhimento da Comunidade Surda que necessita de projetos sociais e inserção na vida com dignidade. A justificativa demonstra a relevância da proposta, uma vez que prevê auxiliar uma comunidade composta por 520 mil pessoas surdas indiretamente. Os objetivos demonstram a transformação que o projeto pretende alcançar, da coleta de dados ao atendimento prático. A metodologia evidencia com clareza as atividades propostas dessa pesquisa ação, que requererá uma equipe maior e com mais voluntários.

 

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